Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sábado, 20 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Matriz de Ubatuba novinha em folha

( Caderno: Matérias )

A fachada da Igreja Matriz de Ubatuba está totalmente revitalizada após seis meses de trabalho. Inicialmente, o projeto era revitalizar a torre esquerda, que recebeu serviços de retirada da tinta velha e do reboco solto, limpeza geral, troca de telhas e pintura. Contudo, graças à colaboração da comunidade e de visitantes, foi possível que se estendesse a ação, contemplando, ainda, a recuperação das molduras, janelas e portas, além de uma nova pintura em toda parte da frente da igreja.

Publicidade

Essa é mais uma etapa do projeto idealizado pelo ex-pároco da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Frei Wilmar Villalba Ortiz, que entre as várias ações em toda paróquia, priorizou a revitalização da igreja Matriz.

Segundo o franciscano, além de ser um local de oração, contemplação e encontro íntimo com o sagrado, a Matriz é também um ponto turístico e um monumento histórico da cidade, que merece ser cuidado. “Sou grato pelo tempo em que passei em Ubatuba, junto de uma comunidade viva, dinâmica e muito dedicada. Construímos juntos cada uma das ações na Matriz e nas capelas. Tudo veio da graça de Deus e da generosidade da comunidade e dos visitantes”.

A fachada recebeu esses reparos após mais de um ano e meio de trabalhos para a revitalização da parte interna do templo. Foram feitos a restauração dos altares laterais e altar-mor, recuperação do piso de toda igreja, troca dos ladrilhos hidráulicos do presbitério, trabalho de contenção de infiltração, troca de som, pintura dos lustres, troca dos bancos e do ambão, restauração do Cristo e da mesa do altar e pintura total da área interna, entre outros.

Histórico

A Paróquia Exaltação da Santa Cruz teve seu início em 1780, com a construção da Igreja Matriz, localizada no centro da cidade. Antes dela, contudo, a igreja matriz se situava no prédio entre as ruas Salvador Corrêa e Conceição (atual Secretaria Municipal de Turismo).

A necessidade de erigir um novo templo, em melhor localização, mais espaçoso e com uma arquitetura diferenciada fez com que, na metade do século XVIII, o secretário de governo da Província de São Paulo autorizasse o capitão-mor da Vila de Ubatuba a cobrar subsídios para a sua construção.

Apesar de todos os contratempos ocorridos durante o processo, em 1866 a construção deu-se por terminada. Contudo, outras benfeitorias foram sendo realizadas ao longo do tempo até os dias atuais.

A Exaltação da Santa Cruz foi a primeira paróquia de Ubatuba, atendendo a toda extensão do município, até que, posteriormente, as comunidades foram sendo desmembradas em novas paróquias.


Fonte: Camila Gouvêa Assessoria de Imprensa / Foto Divulgação Leandro de Castro


  Matérias



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados