Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Dias dos Namorados: cuidados com as Compras Online

( Caderno: Espaço do Consumidor )



Problemas com comércio online representam 49%
das reclamações registradas pelos consumidores


Com a proximidade de uma das datas que mais movimenta o comércio e com o crescimento das compras pela internet em função da pandemia, o Procon-SP dá dicas para comprar com mais segurança e evitar aborrecimentos. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas mais de 105 mil demandas de consumidores que tiveram problemas com compras pela internet; as reclamações de e-commerce somaram 49% das queixas na comparação com as outras modalidades de compras.

"Observamos um aumento sensível nas reclamações de compras pela internet, só até abril deste ano já temos mais do que o dobro de demandas registradas em relação a todo o ano de 2018. Com a pandemia explodiram as compras online. Por isso, ao comprar o presente do Dia dos Namorados, os consumidores devem estar atentos e redobrar os cuidados", afirma Fernando Capez diretor executivo do Procon-SP.

Publicidade


Com o crescimento das compras online, impulsionadas pela pandemia por trazerem mais praticidade e segurança, desde o ano passado, as demandas relacionadas ao meio de compra pela internet representam quase a metade das reclamações. Em 2018 esse percentual não passa de 16% e em 2019, de 30%.

De janeiro a abril de 2021, o principal questionamento foi a demora ou não entrega do produto, com 18 mil queixas. Outros dos principais questionamentos foram: cobrança indevida (9.872), produtos entregues com problemas (4.587), problemas com contrato, pedido ou orçamento (4.509) e serviço não fornecido (2.750).

No ano passado, 301.672 reclamações relacionadas a compras nessa modalidade foram feitas nos canais de atendimento do Procon-SP, contra 78.419 em 2019. Atraso ou não entrega foram o principal problema: com 70.279 queixas em 2020 e 19.124 em 2019.

Dicas para comprar pela internet no Dia dos Namorados

Fazer uma pesquisa de preços, buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza contato para dúvidas são medidas importantes. É recomendável consultar no site do Procon-SP a lista de sites não recomendados; veja aqui. https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php


"Antes de fazer sua compra, entre no site do Procon-SP e consulte informações sobre a empresa; verifique também o site receita.fazenda.gov.br. É interessante checar a política de pós-venda da empresa e, além disso, trocar a sua senha regularmente para evitar clonagens", alerta o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor: não deve responder mensagens de publicidade ou acessar os links enviados. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Preços muito abaixo do mercado podem indicar problemas, como golpes, fraudes, mercadoria falsificada etc.

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

"E caso o consumidor tenha problemas, deve acessar o site do Procon-SP https://www.procon.sp.gov.br/ e fazer sua reclamação. É rápido e possibilita o acompanhamento de todas as etapas. A maior parte das reclamações é resolvida nos primeiros dez dias", conclui o diretor.


Fonte: Procon-SP


  Espaço do Consumidor



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados