Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Domingo, 22 de Setembro de 2019
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Abertas as inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

( Caderno: Educação )

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas valoriza experiências que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem o licenciando do contexto escolar

Entre os dias 15 de maio e 29 de julho de 2019, a FCC (Fundação Carlos Chagas) recebe inscrições para a 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página da iniciativa.

Único no Brasil voltado para esse segmento, o Prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem os licenciandos do contexto escolar. Inúmeros estudos indicam que essa conciliação ainda é um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior no país.

Recente pesquisa da FCC e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) indica que entre os principais desafios da formação inicial de professores estão as elevadas taxas de evasão nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas (que em algumas áreas ultrapassam 50%) e a baixa atratividade da carreira docente e o precário reconhecimento do formador como figura essencial no desenvolvimento dos licenciandos.

Além do mérito e do reconhecimento conferido aos trabalhos, três premiados serão gratificados com um prêmio de R$ 20 mil e um troféu (réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Uma das novidades da 9ª Edição é que poderão ser submetidos projetos desenvolvidos em 2018 e 2017.

A seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques será realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. Todos os trabalhos premiados nos anos anteriores podem ser consultados na Série Textos FCC, publicação que reúne dados e achados dos estudos e premiações realizados pelo DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC.

“O lado mais positivo do prêmio é inspirar novas iniciativas”, diz Thais Aquino, professora da UFG (Universidade Federal de Goiás) premiada em 2018 com o projeto Música, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música. Ela lembra que o projeto começou com uma ideia modesta e acabou maior do que jamais sonhara: “como professora de uma universidade do interior do Brasil, fiquei muito feliz com o reconhecimento. Talvez a nossa luta esteja nessa direção agora: trazer à tona essas vozes que seguem silenciadas por alguma ou diversas razões”.

Premiada em 2018 com a iniciativa Projetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores na área da Matemática, Bárbara Valério, professora da USP (Universidade de São Paulo), convida outros docentes a participar: “é uma premiação para todos os professores que acreditam na formação inicial, que ela é importante e vai fazer diferença no país”.

As últimas oito edições receberam mais de 470 trabalhos e reconheceram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados), de instituições públicas e privadas. Como afirma Patrícia Albieri de Almeida, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do Prêmio, “os premiados tiveram a oportunidade de registrar e compartilhar suas vivências, potencializando o sentimento de que há caminhos possíveis e alternativas diversas no contexto da formação inicial de professores”.

Cada professor poderá inscrever apenas um projeto com experiências realizadas e concluídas em 2017 e 2018, em qualquer parte do país. Premiados em edições anteriores não poderão participar. Mais informações estão no edital e regulamento do prêmio, disponíveis no site da FCC: www.fcc.org.br.

Serviço:

Inscrições gratuitas via formulário on-line de inscrição em www.fcc.org.br.
Prazo: de 15 de maio a 29 de julho de 2019
Projetos: descrição da experiência realizada e concluída no ano de 2018 e documentos comprobatórios

Sobre a Fundação Carlos Chagas: instituição privada sem fins lucrativos, que contribui há mais de 50 anos para o desenvolvimento da formação de professores da educação básica no Brasil, por meio de pesquisas, cursos e prêmios que estimulam e valorizam o profissional docente.


Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Carlos Chagas


  Educação



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419





+ Dicas do Portal
Imagem Super Promoção: Comece a aprender francês agora e pague somente os dois próximos semestres - São José ou Taubaté!
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Seção Saúde
Imagem Efeito benéfico do lítio observado em idosos com Alzheimer começa a ser desvendado


 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados