Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 28 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Idec lança ferramenta que explica e calcula conta de luz

( Caderno: Espaço do Consumidor )

Com o “É da sua conta”, ONG educa o consumidor e o auxilia a reivindicar direitos

Nesta terça-feira, 29, o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, lançou no seu site o especial "É da sua conta" (https://idec.org.br/edasuaconta). A iniciativa disponibiliza um conteúdo educativo bastante completo e didático sobre o sistema brasileiro de energia elétrica, abordando temas como: a fatura de energia elétrica; encargos e tributos; o sistema integrado de geração e distribuição; e eficiência energética.

Publicidade

O É da sua conta "oferece ainda duas ferramentas de grande utilidade ao consumidor: uma calculadora da conta de luz - que permite simular diferentes tipos de gastos, impostos e bandeiras tarifárias - e outra da Tarifa Branca - que possibilita avaliar se vale à pena aderir a essa modalidade de cobrança, que oferece luz mais barata àqueles que consomem fora do horário de pico.

“Sabemos que a maioria das pessoas não compreende os dados da sua conta de luz. Isso porque a linguagem é muito técnica e confusa e não é acompanhada de qualquer explicação. Sem entender a informação, fica impossível reivindicar direitos”, afirma Clauber Leite, pesquisador em Energia e Consumo Sustentável do Idec.

Na página, é possível encontrar a explicação de cada item da fatura da conta de luz e compreender que o valor pago no final do mês está totalmente ligado aos hábitos de consumo de energia de toda a população brasileira; aos tipos de fontes de energia existentes no País e às decisões tomadas pelos nossos governantes para o setor energético.

Um ponto importante, para o qual se deseja chamar a atenção do consumidor, é a quantidade de encargos e tributos que incidem na conta de luz, compondo mais de 40% do que se paga mensalmente. “Essa porcentagem vem aumentando nos últimos anos. A população precisa entender minimamente essa questão se quisermos revertê-la”, reafirma Clauber.

O conteúdo inclui ainda uma simulação de “conta ideal”, na qual o consumidor seria capaz de compreender a composição e o cálculo feito na fatura, quais fontes de energia foram utilizadas e o quanto ele contribuiu para emissão de gases do efeito estufa.

Acesse o É da sua conta".

  Espaço do Consumidor



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados