Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 13 de Dezembro de 2018
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal
Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Estágio: comunicação, administração e logística estão entre as áreas que mais cresceram em 2018


28/11/2018 ( Caderno: Emprego )

Em contrapartida, psicologia e direito seguem em queda, de acordo com balanço especializado.

O cenário econômico desfavorável no mercado celetista intensificou as buscas dos estudantes por uma oportunidade de estágio. A modalidade, que vem se estabilizando desde o ano passado, já apresenta uma retomada de vagas significativa e atrai os jovens a procura de uma colocação para não ficarem à margem do mercado de trabalho. Como prova disso, a Companhia de Estágios, – consultoria e assessoria especializada em programas de estágio e trainee – registrou em seu ultimo balanço interno uma elevação, não só na oferta de vagas, como também no interesse dos jovens.

Os números indicam as áreas que, mesmo em meio aos percalços da economia brasileira, apresentaram um crescimento na demanda por estagiários dos últimos anos. De acordo com especialistas do setor, esse cenário representa um status de reestabelecimento na categoria. Portanto, para os estudantes que estão tentando dar os primeiros passos na carreira profissional, o momento se mostra bastante oportuno, e, para aqueles que buscam acompanhar as tendências de mercado, é possível visualizar um panorama sobre os setores em alta atualmente.

Carreiras promissoras

Dados da Companhia de Estágios demonstram que, comparando o número médio de vagas de 2018 com os dois últimos anos, o cenário atual se mostrou muito promissor para os estudantes que buscam uma oportunidade nas áreas da comunicação. De acordo com os índices, o número de vagas dobrou nas subáreas dessa modalidade, especialmente nos cursos de marketing, publicidade e propaganda e jornalismo. Mas outra área de humanas também se destacou: a administração. Não é novidade que esse é um campo popular tanto entre os estudantes como entre as empresas, mas a área registrou um crescimento impressionante de 93% no mercado de estágio.

Já as ciências exatas também estão bem representadas. O setor de tecnologia da informação teve crescimento de 77% no número de vagas de estágio abertas. Com a modernização dos processos corporativos, esse profissional vem sendo cada vez mais requisitado para trabalhar com banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outras funções. E, com o avanço da tecnologia, essa demanda tende a crescer ainda mais. As áreas de engenharia também tiveram bom desempenho apesar da crise da construção civil.

Registro de baixas

Por outro lado, alguns campos de atuação vêm apresentando um declínio constante no último triênio. No lado das humanas está o curso de psicologia, que registrou uma queda de 6%. Mas o responsável pelo maior percentual negativo foi o curso de direito, que apresentou uma redução de cerca de 1/4 do volume de vagas.

Mercado atrativo eleva expectativas

Embora também tenham amargado as consequências da crise, os programas de estágio já deram sinais significativos de melhora. Mesmo diante da recessão econômica que se instalou pelo país nos últimos anos, os dados apontam que a oferta de vagas de estágio subiu e tende a se elevar ainda mais até o final desse semestre. Segundo Tiago Mavichian, diretor da recrutadora, a abertura de novas vagas já superou o número de postos fechados em decorrência da crise e a tendência é que o quadro continue favorável.

“2018 começou bem, nos primeiros seis meses do ano houve um aumento de 34% na abertura de vagas em relação ao mesmo período do ano anterior. Para se ter uma ideia, esse índice representa quase 60% do volume total oferecido em 2017. E, no segundo semestre, o histórico regista uma tendência de crescimento que também é esperada para este ano” – afirma o executivo. E, diante desses dados e projeções animadoras, é claro que os estudantes não iam ficar de braços cruzados, de acordo com Mavichian em 2017 já houve um recorde no número de inscrições e, se as previsões se confirmarem, pode ser que haja um novo ainda esse ano. “As inscrições do primeiro semestre já correspondem a 55% do total de estudantes do ano passado” – explica o diretor.

Maior oferta

Apesar de figurar no segundo lugar no balanço médio sobre o crescimento da oferta de novos postos, o curso de administração lidera o ranking quando se trata da soma total de vagas abertas. De acordo com o balanço realizado pela recrutadora esse campo de atuação representa cerca de 22% do total de oportunidades de estágio.

Para Rafael Pinheiro, gerente de recursos humanos, a justificativa para esse índice positivo se deve à amplitude de atuação que esses profissionais possuem no mercado: “Pode até parecer clichê, mas as possibilidades de trabalho na área de administração são maiores, é uma grande área que, posteriormente, exige uma especialização em algum nicho. No entanto, a primeiro momento, o estagiário consegue atuar em diversas funções relacionadas e ter um panorama do fluxo de trabalho, além de ter um contato maior com diferentes setores e ver qual se identifica mais” – explica o especialista.

Como se destacar em meio à alta concorrência

Segundo o gerente de RH, o aumento na oferta de vagas gera, consequentemente, uma procura acentuada por parte dos estudantes. Por isso, a dica do especialista para quem quer se destacar da grande concorrência, é investir em qualificação. “Como a experiência prévia na área é um requisito dispensado para o desempenho do estágio, são as habilidades, as competências e os cursos de especialização que podem fazer toda a diferença entre dois candidatos da mesma graduação disputando uma vaga” – explica Pinheiro.

De acordo com o especialista há várias maneiras de trabalhar o desenvolvimento das competências individuais para ter aptidão ao desempenhar determinadas atividades. Por isso, o conhecimento não precisa vir, necessariamente, através de uma função anterior. Se o orçamento estiver mais apertado é possível apostar, até mesmo, em trabalhos voluntários ou estágios não remunerados. Além disso também há cursos online grátis ou com o valor acessível para incrementar o currículo. Mas se for possível investir em uma especialização, Pinheiro indica os cursos de idiomas, que são um grande diferencial e podem ajudar a enriquecer o portfólio de quem está em busca de uma oportunidade, especialmente se for o primeiro emprego.

Aumentando as chances de sucesso

Mesmo diante da disputa acirrada e da redução de ofertas em algumas áreas do conhecimento, os programas de estágio ainda se mostram mais atrativos para os jovens em início de carreira. Ao contrário do mercado celetista, que caminha a passos lentos e ainda não conseguiu se estabilizar, o estágio segue apresentando números atrativos e projeções de crescimento. Portanto, Pinheiro afirma que o momento é oportuno para diversificar a procura por uma colocação: “Para isso é possível usar estratégias de networking e ferramentas que auxiliem na busca pela vaga, como o uso de diferentes plataformas especializadas, redes sociais e recrutadoras. Além de procurar nos variados nichos possíveis dentro da área de atuação e, mais uma vez, aumentar a competitividade apostando em especialização&rdquo ; – finaliza o especialista.
 


Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources - Assessoria de Imprensa: Agência Carti


  Emprego

E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ
Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: amorim@jacarei.com.br

CORRESPONDÊNCIAS PORTAL JACAREÍ
Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
São José dos Campos
Tel: (12) 3923.4600



 + Promoções
Imagem Seja Sócio Corporativo do Tênis Clube São José dos Campos
Imagem Anuncie no Portal Jacareí
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ Dicas do Portal
Imagem Dica do Portal, O filme: DPA2!
+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Turismo Diferente
Imagem Flashes em Buenos Aires, Argentina. Fotos exclusivas do Portal São José dos Campos


 
"Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados