Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 18 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Como economizar energia durante o período de frio

( Caderno: Dicas do Portal )

EDP reforça dicas para economizar energia
durante o período de frio

Distribuidora dá orientações sobre como manter e até reduzir o valor 
da conta de luz durante o outono e o inverno


As temperaturas em todo o estado de São Paulo vêm caindo e, a partir de junho chega o inverno, período em que pode ocorrer um aumento do consumo de energia elétrica por causa do uso de equipamentos como aquecedores, chuveiros elétricos, entre outros. Pensando nisso, a EDP reuniu dicas para manter e até reduzir o valor da conta de luz mesmo durante as estações mais frias do ano.


O chuveiro é o campeão de consumo nas residências. Na época do frio, as pessoas costumam passar mais tempo no banho e usam o aparelho no modo inverno, que consome ainda mais. Para se ter ideia, o equipamento pode representar mais de 30% do valor total da fatura das famílias. 


Para evitar este tipo de reflexo na fatura, o ideal é controlar o tempo do banho – entre cinco e oito minutos, no máximo – e a pressão da água, que também não deve ser muito grande, o que ajuda a reduzir o desperdício. É importante lembrar que o tempo no chuveiro também deve ser controlado para diminuir o consumo de água. A cada 5 minutos são gastos cerca de 45 litros. 


O mesmo acontece com as torneiras elétricas. O recomendável é lavar louças em horários do dia em que a temperatura está mais elevada, para evitar usar a água quente. Se não for possível, vale lembrar que é sempre melhor ensaboar tudo de uma vez e só depois ligar as torneiras para um único enxague.


“É possível manter o conforto sem grandes impactos na conta, fazendo o uso seguro e eficiente da energia em todos os aparelhos elétricos. As geladeiras, por exemplo, também têm grande participação no consumo total das residências. É importante verificar se as portas estão bem vedadas, se o termostato está regulado de acordo com a temperatura externa e lembrar que não se deve colocar alimentos quentes dentro da geladeira e peças de roupa para secar atrás do equipamento”, orienta Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP.


Veja outras dicas para evitar o desperdício:


Aquecedor
- Evite deixar esse aparelho muito tempo ligado. Use apenas se for imprescindível.
- As janelas e portas devem estar vedadas quando o equipamento estiver em uso. 
 
Máquina de lavar e secar roupas
- Utilize os equipamentos na capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água. 
 
Ferro de passar roupas
- Passe a maior quantidade possível de roupas de uma só vez.
- Antes de ligar o ferro, separe as roupas por tipo de tecido – alguns exigem temperatura mais alta que outros. Comece com as roupas que precisam de temperatura mais baixa.
 
Iluminação
- Aproveite ao máximo a luz do dia e apague todas as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuam para sua segurança. 
- Troque as lâmpadas antigas por LED, que duram mais e gastam menos energia.
- Evite pintar as paredes internas da residência com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes.
 
Eletrônicos
- O uso da função stand by dos eletrônicos, como a televisão, computador e videogame, também consome energia. Sempre que possível, desligue os aparelhos ou tire-os da tomada.
 
Aquisição de novo equipamento
- Dê preferência aos eletrodomésticos com o selo Procel, que classifica os aparelhos de acordo com o nível de consumo. Esses equipamentos são certificados pelo Inmetro e, além de consumir menos energia, contribuem com a preservação do meio ambiente.
- Adquirir equipamentos de acordo com a característica da família: quantidade de pessoas e hábitos de consumo. 


Fonte: Llorente & Cuenca


  Dicas do Portal



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados