Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Terça, 16 de Abril de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Duas atrações abrem 7º mês da cultura popular do Projeto Tamar em Ubatuba

( Caderno: Agenda )

DUAS GRANDES ATRAÇÕES ABREM O 7º MÊS DA CULTURA POPULAR
DO TAMAR EM UBATUBA

Luís Perequê e o Fandango Caiçara são considerados grandes representantes
da cultura local.

 

De 5 a 19 de agosto de 2017, o Projeto TAMAR oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com destaque para a cultura caiçara. A abertura do VII Mês da Cultura Popular ocorre sábado, dia 5 de agosto, ao meio-dia, com a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada, na Praia do Itaguá, em frente à Praça da Baleia. Às 20h, haverá o encontro do músico Luís Perequê e do Fandango Caiçara, apresentando tradições que até hoje são mantidas vivas. Crianças e adultos vão poder celebrar a cultura local neste resgate da memória dos mais antigos, e saber mais sobre a comunidade e sua relação com a conservação das tartarugas marinhas no país.

Luís Perequê é músico e compositor nascido em Paraty/RJ. Fundou o Silo Cultural José Kleber, espaço que se propõe a revelar talentos locais e a preservar e divulgar a cultura caiçara. Também criou a Rede Caiçara de Cultura, que foi representante do segmento Caiçara na Comissão de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente. Recentemente, debateu com Gilberto Gil sobre formas de preservação da cultura local frente ao impacto de um turismo maciço e ininterrupto, e expôs sua ideia de defeso cultural, com propósitos que se assemelham ao do defeso marítimo. Atualmente, é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara frente à modernidade e ao diálogo universal que busca o equilíbrio entre o respeito à diversidade e o intercâmbio dos conteúdos culturais que constituem o patrimônio da humanidade.

O Fandango Caiçara é um dos grupos mais marcantes da Cultura Caiçara local,  sendo um gênero musical fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos e eventos religiosos onde o organizador oferecia uma festa como pagamento aos ajudantes voluntários. Algumas modas do Fandango de Ubatuba são a Xiba (também conhecida como Cachorro do Mato), Recortado, Canoa, Ciranda, Cana-Verde, Marrafa, Tontinha, Caranguejo, entre outras. Passado de geração em geração, o grupo de Fandango Caiçara atualmente é composto por tocadores de diversas localidades de Ubatuba, sendo: Ubatumirim, Promirim, Itamambuca, Praia Vermelha, Itaguá, Centro e Praia Grande. A formação do grupo vem desde os mais jovens até os mais antigos mestres tocadores, com um vasto conhecimento histórico relacionado à musicalidade caiçara.

O TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Visite www.tamar.org.br


SERVIÇO:
PROJETO TAMAR | UBATUBA - SP
Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3832 6202 / 3832 7014

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes em agosto:
Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
4ª feira fechado para manutenção.

Bilheteria:
Inteira: R$ 19,00
Meia entrada (crianças, jovens até 17 anos, estudantes e professores com identificação)
Gratuito (crianças com menos de 1,20m e pessoas com mais de 60 anos, moradores* de Ubatuba
com cadastro prévio)
* devem consultar as regras de gratuidade para moradores na bilheteria do Tamar ou por telefone


APRESENTAÇÕES MUSICAIS DO 7º MÊS DA CULTURA POPULAR
Data: 05/08/17
Horário: a partir das 20:00
Entrada gratuita

 



Fonte: Cabana / Foto Divulgação


  Agenda



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados