Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Quinta, 18 de Outubro de 2018
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal
Links Úteis

Salas de Cinema
Cinemark


Consulte seu CPF
Legislação Federal e Estadual
Trânsito em São Paulo
Clima


Criação e
Desenvolvimento



Tel. 12 3923.4600
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Fibria investe em novo formato de transporte de madeira no Vale do Paraíba (SP)


04/10/2016 ( Caderno: Empresarial )

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto, investe continuamente em inovações que possam maximizar a eficiência na operação, aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade do negócio. Com essa estratégia, a empresa investiu R$ 2 milhões na implantação do sistema drop&hook para o transporte de madeira, que tem somado bons resultados operacionais e ambientais.

Esse formato de transporte permite o engate e desengate das carretas no cavalo mecânico (cabine do motorista). Isso possibilita a troca ou agrupamento de carretas, transformando a operação em diferentes modais, como por exemplo: monotrem (cavalo mecânico + uma carreta), bitrem (cavalo mecânico + duas carretas), tritrem (cavalo mecânico + três carretas).

A mobilidade dos modais (monotrem, bitrem e/ou tritrem) proporciona agilidade nas operações de carga e descarga, visto que basta deixar as carretas carregadas à espera do cavalo mecânico, depois é só engatar e prosseguir viagem.

"A iniciativa modernizou ainda mais nossa operação logística, possibilitou ganho de eficiência operacional e redução de custos. Também reduziu o consumo de diesel e a emissão de poluentes, já que é possível realizar a mesma operação com menor número de caminhões", afirma o gerente de Desenvolvimento Operacional, Marcos César Passos Wichert.

"Este é, verdadeiramente, um conceito de ruptura, pensado e desenhado para aumentar a eficiência do transporte e encarar os desafios da região do Vale do Paraíba de forma mais sustentável", acrescenta o especialista em Logística da Fibria, Luciano Aparecido Venâncio.

O modelo em questão já era utilizado na Unidade da Fibria em Jacareí (SP), em processos internos, no transporte de cavacos (madeira picada), executando a operação drop&hook para fazer a troca de carretas vazias por cheias na floresta, e vice e versa, e também dentro do pátio de madeiras na fábrica. Porém, é a primeira vez que a Fibria utiliza o sistema para o transporte de madeira do campo para a planta industrial.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.


Fonte: Performa Comunicação


  Empresarial

E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ
Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: amorim@jacarei.com.br

CORRESPONDÊNCIAS PORTAL JACAREÍ
Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
São José dos Campos
Tel: (12) 3923.4600




 + Promoções
Imagem Anuncie no Portal Jacareí
 + Classificados
• ALUGO apartamento cobertura em Campos do Jordão

+ Espaço do Consumidor
Imagem Locador de imóvel reclama a imobiliária de São José dos Campos o pagamento do IPTU atrasado
+ Matérias
Imagem Dia do Médico
+ Turismo Diferente
Imagem Portal São José no Sul - Parte 8: Cânion Fortaleza em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil


 
"Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados