Vista do Villa Branca Website Portal Jacareí Fanpage Portal Jacareí
Home | Cadastre sua Empresa | Créditos                                                                              Sexta, 29 de Março de 2024
Logotipo Portal Jacareí
Acesso à página principal


Criação e
Desenvolvimento



Fale com a gente! 12 99713.7333
Av. Dr. Mário
Galvão, 78
Centro - SJC/SP
12209-004
BUSCA DE EMPRESAS NO PORTAL >>  
Acesse também: São José dos Campos
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Blogueiros e as estratégias de comunicação. Por Daniela Giuntini

( Caderno: Mercado Publicitário )

Opiniões de “gente como a gente” com o poder de influenciar multidões na web. Assim pode ser definido um dos públicos de formadores de opiniões que mais cresce nos últimos anos: os blogueiros. Pessoas comuns que escrevem sobre o que gostam e obtêm sucesso com isso, captando leitores e seguidores por onde passam. Segundo dados do Wordpress[1], mais de 409 milhões de pessoas no mundo todo leem as mais de 19,7 bilhões de páginas criadas em seus sistemas todos os meses. Também de acordo com a empresa, seus usuários produzem, a cada 30 dias, aproximadamente 48,7 milhões de novos posts que recebem cerca de 63,4 milhões de comentários. Isso sem contar outras plataformas de igual sucesso, como o Blogger, o Tumblr, o microblog Twitter ou os vlogs[2] do YouTube, cada vez mais populares.

Se sua força é um fato, a forma como as empresas devem abordar este público ainda gera muitas dúvidas. Com o poder de influência dos blogueiros, obtido graças a seus números de seguidores e credibilidade conquistada, é bem clara a relevância destes influenciadores em uma estratégia de comunicação. Para marcas de consumo, a importância deles é ainda maior. Para empresas B2B que falam sobre sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo ou com o público universitário, são igualmente indispensáveis. Caso não se enquadre em nenhuma das duas hipóteses, o caso deve ser analisado. O fato é que nunca devemos riscá-los imediatamente de nossos mapas de públicos.

Um exemplo da força dos blogueiros nas estratégias de comunicação vem direto da Casa Branca. No início deste ano (2015), ela convidou três vlogueiros para entrevistar Barack Obama. Muito mais do que um gesto simpático ou inovador da equipe de comunicação do homem mais poderoso do planeta, trata-se de uma estratégia extremamente relevante do ponto de vista de audiência: ao mesmo tempo em que coloca o poder público diante de “pessoas comuns” (que não são jornalistas ou celebridades), leva suas mensagens para quem segue estes entrevistadores, cujos canais no YouTube juntos superam 15 milhões de assinantes. Resultado: o vídeo com o papo entre Obama e os vlogueiros já tem mais de 3,2 milhões de visualizações. A segunda maior audiência no YouTube da Casa Branca durante o mesmo mês é de 1,679 milhão – mais de 50% menor do que o vídeo da entrevista.

blog(Imagem: intermidiabrasil.com.br)

No entanto, se tamanha força não pode ser ignorada, deve ser cuidadosamente gerenciada: questões delicadas com blogueiros podem criar situações que vão do embaraçoso a grandes crises; e a internet está cheia de exemplos que não me deixam mentir. Apesar de os blogs também oferecerem “publiposts”, uma peça de publicidade bastante utilizada hoje em dia, o relacionamento com blogueiros no geral deve ser feito por profissionais que conheçam profundamente os objetivos e estratégias de comunicação da empresa. É indispensável que se saiba conversar com este público; transmitir as mensagens-chave; e, também, evitar e gerenciar crises, pois, com uma audiência tão poderosa, as chances de problemas acontecerem e reverberarem são iguais as de outros públicos influenciadores, como imprensa e associações de classe, por exemplo. Além das crises, saber distinguir o melhor ângulo de um produto ou serviço para cada blogueiro é essencial para aproveitar todo o potencial que este público oferece a nós, profissionais de RP.

Em resumo, uma boa estratégia de comunicação com blogueiros começa com o estudo deste público, passa por análise de sinergia com a mensagem que a empresa deseja passar, traça e planeja os pontos de atenção e conta com profissionais especializados para passar a mensagem de forma certeira. Com as mudanças diárias no mercado de veículos de comunicação, o novo profissional de RP deve considerar os blogueiros em todas as estratégias – seja para aproveitar suas oportunidades, seja para gerenciar suas crises potenciais.

Daniela Giuntini é Head da Fundamento Digital, agência especializada em comunicação corporativa digital, com diversos clientes na área de comunicação com blogueiros (PR 2.0).


Fonte: Comunique-se / Imagem Reprodução


  Mercado Publicitário



E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ

Anúncios/Cadastros/Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Editorial: imprensa@jacarei.com.br
Criação/Arte: agencia@mrpropaganda.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923.4600 | Whatsapp: (12) 99713-7333 ou 99712-8419











 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - Todos os direitos reservados