Portal Jacareí
Pesquisar empresa
HOME | Cadastro GRATUITO de empresas
 


imprimir texto
BUSCA JACAREÍ >>  
O conteúdo publicado não expressa necessariamente a opinião do Portal e é de total responsabilidade do autor.

Clique aqui e comente o assunto abaixo...

Novidades marcam a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

28/06/2010


Em 2010, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão cresceu. São quatro semanas de evento (uma a mais que nos anos anteriores) e 83 concertos, o dobro se comparado com a média das edições passadas. O Festival de Campos do Jordão também ampliou o seu acesso ao público com uma série de 11 concertos na cidade de São Paulo, em locais como o Sesc Vila Mariana e a Sala São Paulo.

Com uma semana a mais, as atividades pedagógicas desta edição também crescem. Os 170 bolsistas terão mais tempo para conviver e aprender com os professores, dentre os quais estão alguns dos maiores músicos do mundo. Além disso, praticamente todos os músicos que são destaques na agenda de concertos ministram master classes, oficinas e palestras aos alunos.

Mantendo a tradição de ser o evento que oferece a melhor e maior programação de música clássica e romântica em toda a América Latina, em 2010 o Festival vai além: retomando o que preconizou Eleazar de Carvalho desde 1973, a programação está mais abrangente e o público pode apreciar atrações de primeiro escalão mundial com repertório de todos os períodos da música, desde a música antiga até a contemporânea. Mais uma novidade: além das tradicionais orquestras, neste ano o número de concertos de música de câmara se multiplicou, sendo grande parte deles gratuitos.

Entre os destaques da programação em 2010 estão a Osesp, que recebe o título de orquestra residente do Festival e realiza nove concertos com regentes do porte de Kalmar e Yan Pascal Tortelier, além de Frank Shipway e Alex Klein. Além da OSB sob a batuta de Roberto Minczuk, a Filarmônica de Minas Gerais regida por Fábio Mechetti, a Jazz Sinfônica, a Orquestra Municipal de São Paulo, a OSUSP e a Banda Sinfônica do Estado. Junto a essas orquestras estarão solistas de renome como o violinista Gilles Apap - famoso por sua interpretação perfeita de Mozart e versatilidade em gêneros tradicionais -, o violoncelista Marc Coppey e o violonista Fabio Zanon, além de um grupo seleto de pianistas.

Em 2010, a responsabilidade social também está presente nas atividades promovidas pelo Festival. Parte do rendimento com os ingressos dos concertos será revertida para ações de educação musical e inclusão social, beneficiando comunidades menos favorecidas da cidade de Campos do Jordão. Além disso, moradores da região poderão comprar ingressos a preços promocionais.

Tema e homenagens O tema deste ano do Festival será A música e seus diálogos, refletindo na programação diálogos entre períodos e estilos, entre tradições e culturas, entre a música e outras artes. Para compor o tema foram reunidas diferentes propostas: de músicos reconhecidos pelo repertório contemporâneo tocando peças clássicas com leitura atual (Quarteto Arditti) a grupos que interpretam canções medievais de forma tradicional (Les Musiciens de Saint-Julien).

Os diálogos continuam com a participação de Gilles Apap, solista que consegue, ao mesmo tempo, executar com excelência concertos de Mozart à frente da Osesp e incorporar novas sonoridades, unindo música oriental e folk americano. O Ocidente encontra o Oriente por meio do barroco japonês lado a lado com Vivaldi no concerto da Camerata Fukuda. Há também um encontro inusitado entre um contrabaixo (Catalin Rotaru) e um violoncelo (Fabio Presgrave), executando uma peça composta originalmente apenas para violoncelos. Os instrumentos musicais também interagem com o canto (Jazz Sinfônica e Ray Lema) e com a dança (São Paulo Companhia de Dança).

Entre as homenagens deste o ano, o Festival celebra o Ano Fryderyk Chopin, que celebra os 200 anos de nascimento do compositor, e traz o pianista polonês Zbigniew Raubo e a brasileira Cristina Ortiz com um repertório especialmente dedicado ao compositor.

O Festival também homenageia Robert Schumann, em comemoração ao bicentenário de seu nascimento. O repertório do compositor será imortalizado na execução de pianistas brasileiros que dispensam apresentação: Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Caio Pagano.

O terceiro homenageado é Gustav Mahler, pelo sesquicentenário de seu nascimento. Dois concertos o homenageiam: a Orquestra Experimental de Repertório, com Jamil Maluf à frente, traz as Canções da Trompa Mágica do Menino, e a OSB executa a majestosa 3ª Sinfonia.

Veja a programação completa e sobre compra de ingressos no endereço http://www.festivalcamposdojordao.org.br/ .

 

 


Para comentar sobre este assunto:
Preencha corretamente os campos abaixo para que possamos encaminhar
seu comentário. Todos os campos marcados com " * " são obrigatórios.
Os comentários feitos nesse espaço serão
publicados e respondidos no canal "Coluna do Internauta".
Acesse a "Coluna do Internauta" clicando aqui ou através da home do portal

ATENÇÃO!

1. O Portal reserva-se ao direito de não publicar todas as mensagens enviadas, tais como textos com conteúdo ofensivo ou palavras de baixo calão. Lembrando que esse espaço é oferecido ao público com intenção de comunicar, informar e/ou tirar dúvidas.

2. Os comentários, mensagens, assim como as possíveis respostas aos mesmos são reproduzidos na íntegra, não sendo corrigidos (grafia) ou modificados pela redação do Portal.

3. O conteúdo das mensagens enviadas e/ou respondidas não expressam necessariamente a opinião do Portal e são de total responsabilidade de seus autores.

CAPTCHA

Não consegue ler? Clique aqui

CÓDIGO:
Assunto:
Novidades marcam a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
Coluna:
Agenda
Autor/fonte:
*Comentário:
*Seu Nome Completo:
*E-mail:
Tel.
*Cidade:
Bairro
Autorização
Autorizo a publicação do meu comentário!
Não autorizo a publicação do meu comentário!
Informativo
Eu gostaria de receber informativos do Portal!
Não gostaria de receber informativos do Portal!

   

E-MAILS DO PORTAL JACAREÍ
Contato/Cartas: cidade@jacarei.com.br
Anúncios/Cadastros: cadastro@jacarei.com.br
Editorial: portal@jacarei.com.br
Criação/Arte: amorim@jacarei.com.br

Av. Dr. Mário Galvão, 78 - Centro
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
Telefax: (12) 3923.4600



COMUNICAÇÃO Mais...
O portal web mais acessado da cidade: Anuncie!
CASA & DECORAÇÃO Mais...
Alamara Decorações: Arranjos florais permanentes e artigos de decoração
DIVERSOS Mais...
VS Topografia: Topografia, georeferencia-mento e agrimensura
EDUCAÇÃO Mais...
Conexão - Só a FGV põe sua carreira em 1º lugar!
ESPORTE & FITNESS Mais...
Quissisana Terapia - Aqui se cura!
EVENTOS & FESTAS Mais...
Fino Evento: Locação de material para festas
HOSPEDAGEM Mais...
Sítio 3 Lagos: Natureza Irresistível no Vale do Paraíba
IMÓVEIS Mais...
Conépura: Construindo o futuro dos seus sonhos
MODA & BELEZA Mais...
Gamaia Esportes: A loja esportiva mais completa do Vale e região
PROMOÇÕES Mais...
Concorra à uma camiseta exclusiva Playboy 35 Anos
SAÚDE (ver todos)
Terapêutica Farmácia de Manipulação: A 1ª do Vale do Paraíba!
TURISMO Mais...
TPA Tur: O mundo mais próximo de você!
ARTE & CULTURA Mais...
Sonia Furquim: Artista plástica e poetisa
 
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005 - M&R Comunicações